Local: Av. Ismael Chaves Barcellos s/n - Guaíba RS
Área: 21.000 m² (edificações) e 300.000 m² (urbanismo)
Projeto: 2015-2018
Construção: -
Cliente: Sport Club Internacional
Status: em desenvolvimento
Líder do projeto: Fernando Balvedi
Em 2009, o Sport Club Internacional iniciou as primeiras tratativas com as autoridades do Município de Guaíba para prospecção de uma área para construir seu Centro de Treinamento. Em de outubro de 2014, foi firmado Termo de Permissão de Uso da área entre o clube e o Estado do RS.
A premissa fundamental para a definição do Programa de Necessidades que orientou o desenvolvimento do Projeto do novo Centro de Treinamento foi conciliar os interesses do clube – que terá instalações modernas para todas as suas Categorias de Base, Grupo Profissional e funcionários – com o retorno à população de Guaíba de infraestrutura que também beneficiasse a comunidade, neste projeto de extrema importância para a história e futuro do Internacional. O terreno possui 88 hectares de área total, sendo 41 ha de área útil e 47 ha de Áreas de Preservação Permanente; na área útil, existem 45 Figueiras, todas imunes ao corte, que serão preservadas em harmonia com o conjunto arquitetônico e urbanístico. Ao todo, o projeto urbaniza 30 hectares do local, preservando o restante.
O trecho sul do Projeto contempla quatro espaços destinados à população: uma escola, atendendo a comunidade e os atletas da Base; um hotel, ampliando a oferta de leitos de Guaíba; um Pier para catamarã, permitindo a conexão por meio hidroviário com o Complexo Beira-Rio; e um estacionamento externo à área reservada aos treinamentos, que pode ser usado também pelo público.
O programa do Centro de Treinamentos e Formação de Atletas contempla 14 campos de futebol de dimensões oficiais, sendo 10 destinados à Base e 4 exclusivos do grupo Profissional; 2 campos para treinamento de goleiros; 3 campos de dimensões reduzidas e um meio campo totalmente coberto; áreas para o trabalho dos profissionais de imprensa; áreas para recepção de público; um Miniestádio para 2.500 torcedores, que será a casa das Categorias de Base do Inter; alojamento dos atletas da Base e concentração do grupo Profissional com os respectivos espaços de lazer, estudo e alimentação; Centro Médico, Fisioterápico e de Reabilitação de nível internacional, a fim de garantir todos os cuidados necessários, bem como a recuperação física dos atletas; Laboratório de Biomecânica; além dos espaços tradicionais de trabalho esportivo, como vestiários e academias, bem como as áreas técnicas e administrativas.
Existem também edificações de apoio, com vestiários de serviço para funcionários; um estúdio para TV Inter; uma cafeteria para atender os pais dos atletas da Base em visitas e dias de jogos; edifício para os equipamentos de manutenção dos campos; e uma Estação de Tratamento de Efluentes compacta.
Projeto de Arquitetura: Hype Studio - Fernando Balvedi, Jean Grivot, Maurício Santos, Luísa Konzen, Naiara Forneck, Luís Bonilla
Equipe: José Francisco Santana, Flavia Maritan
Projeto de Arquitetura de Interiores: Hype Studio
Projeto Estrutural: Simon Engenharia
Projeto Elétrico: Rhima Projetos
Projeto Viário e Terraplenagem: CJB Engenharia
PPCI: SEI Soluções de Incêndio
Projeto de Gramados: Maristela Kuhn Gramados Esportivos
Licenciamento Ambiental: Napeia Projetos