...

Complexo Beira-Rio

    Local: Av. Padre Cacique 891 – Porto Alegre RS

    Área: 73.000 m²

    Projeto: 2016-

    Construção: -

    Cliente: SC Internacional

    Status: em aprovação

    Líder de Projeto: Maurício Santos

Leia mais

Projeto de empreendimento imobiliário misto em terreno do SC Internacional, ao lado do Estádio Beira-Rio, com o edifício mais alto do Rio Grande do Sul.

Desde 2006, quando iniciamos o projeto de modernização do Estádio Beira-Rio, nosso princípio norteador sempre foi a qualificação do Complexo Beira-Rio e seu entorno como um todo, transformando uma região, que por mais de quatro décadas vem sofrendo dificuldades para consolidação de suas atividades. O projeto, à época denominado “Gigante Para Sempre”, tinha como objetivo garantir a sustentabilidade financeira do clube no futuro, tornando-o menos suscetível às instabilidades do mundo do futebol.

No ano de 2015, passada a euforia da reinauguração do estádio e da Copa do Mundo, bem como os diversos procedimentos que configuram o recebimento de uma obra de tamanho vulto, decidimos junto ao SC Internacional retomar o projeto para o entorno do Estádio que compunha o escopo original do “Gigante para Sempre”. Mantendo a mesma estratégia de ter uma visão global e de longo prazo, porém atuando em etapas, decidimos focar na porção sul do terreno de propriedade do Internacional. Trata-se de uma gleba de 2,5 hectares, totalmente desimpedida, com matrícula em nome do clube.

Na retomada do projeto, cabe mencionar o grande impacto já alcançado com a modernização do Estádio. O novo Beira-Rio se tornou um ícone no skyline de Porto Alegre e foi abraçado por toda a comunidade, causando um forte sentimento de orgulho em todos que estavam de uma forma ou de outra envolvidos na sua concretização. Este sentimento, tão marcado nos mais diversos interlocutores do clube, foi definidor para uma nova leitura e o atual desenvolvimento do Projeto Gigante para Sempre. Está claro para todos que, além de atender os anseios de mercado e proporcionar a tão sonhada sustentabilidade econômica, de maneira alguma ele pode prejudicar o legado construído pelo clube para nossa capital.

O novo projeto prevê duas torres, uma de 80 metros e outra de 130 metros de altura, com uma nova mistura de atividades (residencial, comercial, hotelaria, comércio), promovendo o conceito de uso 24 horas por dia, 7 dias por semana, dando maior dinamismo e ocupação para a área, que recebeu grandes investimentos em infraestrutura ao longo dos últimos anos.

O projeto encontra-se em tramitação na Câmara de Vereadores, aguardando a aprovação de leis próprias que permitam seu desenvolvimento.

Ficha Técnica

    Projeto de Arquitetura: Hype Studio - Fernando Balvedi, Jean Grivot, Maurício Santos, Luísa Konzen, Naiara Forneck e Luis Bonilla

Mídias