Unisinos promove workshop sobre cenários futuros dos espaços de aprendizagem nas escolas

Em tempos acelerados, vivemos a transformação de nossas escolas para permanecer relevantes na formação de cidadãos para o séculos XXI. A compreensão de como os espaços de aprendizagem impactam no processo de formação dos alunos é um elemento central para pensarmos a escola do presente e do futuro.

Pensando nisso, o grupo de pesquisa IODA (Inovação Orientada pelo Design para construção de engajamento em ambientes de Aprendizagem), promoveu na última semana de junho, o workshop "Designing Future: Learning Spaces". A ideia do encontro era de pensar como serão as salas de aula e os espaços de convívio daqui a 15 anos, quais as possibilidades abertas pela conexão entre os ambientes virtual e presencial.

Participamos do encontro, representados pelo nosso sócio Maurício Santos, junto das escolas Anchieta, Farroupilha, Israelita, Lumiar, Monteiro Lobato e Rosário. Durante uma tarde inteira, trabalhamos em equipes, buscando ideias e soluções para espaços de aprendizagem que poderão facilitar os processos de ensino, a interação entre alunos e professores, e consequentemente, a construção coletiva do conhecimento nas escolas do futuro.

Para o Maurício, nosso sócio:

"O workshop fortaleceu ainda mais nossa percepção sobre a velocidade das mudanças no campo da educação. Espaços dinâmicos e flexíveis, que possibilitam a transformação pelos próprios usuários, são e devem continuar sendo tendência para os próximos anos. Além disso, ficou bastante evidenciado que o ensino caminha para uma grande personalização. Neste sentido, novos espaços devem ser ricos e diversos, acompanhando a multiplicidade de formas de aprendizado e interação entre as pessoas".

Recentemente, lançamos o projeto que fizemos para o Colégio Marista Santo Antônio, que já iniciou as obras em Sinop, no Mato Grosso. O Marista de Sinop será um lugar onde tudo se integra e se adapta conforme a conveniência dos professores e dos alunos: as arquibancadas dos átrios se transformam em auditórios, espaços para apresentações teatrais ou de dança. Cada sala de aula tem um significado para refletir na percepção do aluno que evolui com e na escola.

Acreditamos na arquitetura como agente nas ferramentas educacionais, principalmente pelas possibilidades de soluções no desenvolvimento social, através da reconfiguração espacial e layouts abertos a infinitas possibilidades. E por isso ficamos tão felizes com o convite e a oportunidade de trocar ideias e experiências com gestores de da educação e designers especialistas. :)