IA aplicada | Case sede Hype
Nos últimos meses, temos testado diversas inteligências artificiais e estudado a aplicação destas no nosso dia a dia, como discutimos no artigo “Explorando o Potencial da IA para Arquitetura”. Para exemplificar a aplicação da IA na arquitetura, criamos um "experimento" com o escritório sede da Hype. A partir de uma foto do espaço , desenhamos um croqui com as principais linhas do projeto (Figura 1) . Esse croqui serviu de base às ferramentas de Inteligência Artificial que mais utilizamos, Midjourney e Stable Diffusion. Importante ressaltar que as ferramentas não tiveram acesso à fotografia, apenas ao croqui. Esse input foi combinado com referências arquitetônicas de arquitetos renomados, como Lina Bo Bardi, Norman Foster e Paulo Mendes da Rocha.
Midjourney
Dentro da interface do Discord, conseguimos gerar imagens por meio de prompts utilizando o Midjourney. A grande vantagem desta IA, além da qualidade da imagem, é a sua facilidade de uso e a sua leveza. Não é necessário instalar nenhum software específico, permitindo seu uso em diversos dispositivos - inclusive em smartphones.
Os resultados do prompt (imagem + arquiteto de referência) produzem espaços de escritório com atmosferas, materiais e cores utilizadas por esses arquitetos. É possível observar semelhanças com alguns projetos e até com o ambiente da imagem. Por exemplo, a imagem associada a Paulo Mendes se passa em uma grande cidade, enquanto a imagem referente a Lina parece ser de um ambiente mais residencial, com vizinhos próximos e uma escala de bairro.
Embora essas imagens apresentem algumas inconsistências ao serem observadas de perto (a famosa "cara de IA"), esse tipo de erro está se tornando cada vez menos perceptível com as atualizações das versões do Midjourney. Esses resultados são produzidos a partir de um banco de dados extenso e que se baseia em conceitos humanos. Portanto, cabe ao usuário analisar e avaliar se as imagens geradas pela IA são válidas e fiéis à realidade.
Stable Diffusion
O Stable Diffusion pode ser usado em diversas plataformas, inclusive dentro do Leonardo.ai. No entanto, consideramos que a melhor versão, dentre as que testamos, é a de desenvolvedor. O seu grande diferencial é o “plug-in” ControlNet, que permite uma interpretação diferente pela IA, mantendo características específicas de acordo com o modelo escolhido da imagem carregada.
O Stable Diffusion pode ser usado em diferentes plataformas. A maioria das pessoas prefere acessar via Web.ui, onde é possível incluir muitas funções adicionais e específicas. Como é uma plataforma completamente aberta, permite a utilização de "plug ins" como o Control Net, que faz um pré -processamento de uma imagem de referência escolhida e com foco em diferentes detalhes: Linhas, profundidade, cores, contraste, etc. - como exemplificado na Figura 3 (imagem de referência à esquerda e mapas de processamento à direita). Entendemos que a grande vantagem do Stable Diffusion em relação ao Midjourney seja o ControlNet. Com esse recurso, podemos chegar a resultados mais fidedignos à realidade e ao que estamos projetando.
As imagens geradas pelo Stable Diffusion são baseadas em um banco de dados formado por descrições de imagens, ou seja, tudo que está descrito na internet pode ser usado. O interessante é a possibilidade de se criar bancos de dados próprios e treinar modelos. Consideramos que os únicos pontos fracos dessa ferramenta são o conhecimento necessário para a instalação (nada que alguns vídeos no youtube não resolvam) e a qualidade da máquina a ser instalada (que deve ser realmente boa em processador e placa de vídeo).
Os resultados do prompt (imagem + arquiteto de referência) produziram espaços com linhas similares ao croqui original, com cores e materiais que referenciam os arquitetos escolhidos (Figuras 4 a 7). Consideramos que os resultados do Stable Diffusion sejam mais interessantes do que os produzidos no Midjourney em função da fidelidade às linhas do croqui, por conseguir interpretar e adicionar estilo a essas linhas. Com essa ferramenta, podemos transformar croquis em imagens que nos inspirem em pouquíssimo tempo, o que pode trazer grandes contribuições ao processo criativo dos arquitetos.
Assinatura Hype Studio
Cícero Kroeff
Eduarda Schwalm
#InteligenciaArtificial #IA #AI #InteligenciaArtificialNaArquitetura #ArquiteturaInteligente #InovacaoNaArquitetura #AIInArchitecture