HypeDrops: nossos encontros semanais para troca de conhecimento

No início de 2020, reunimos a equipe de sócios e colaboradores do escritório para um dia inteiro de atividades com o intuito de traçarmos as metas do ano que começava. Juntos, identificamos forças, fraquezas e oportunidades para elaborarmos um diagnóstico da Hype, considerando todas as áreas organizacionais da empresa. Seguimos para a fase de ideação e, a partir das trocas que aconteceram ao longo do dia, definimos os objetivos para o ano.

Dentre os pontos citados pela equipe, constava a necessidade de aumentar a integração e compartilhamento de conhecimento. Em um time de 17 pessoas, temos diferentes habilidades, históricos e perfis profissionais; apesar dos frequentes happy hours, não tínhamos nenhum momento específico para a troca de experiências não só de obras e projetos, mas também de conhecimentos, viagens e estudos realizados pela equipe.

Com a quarentena ocasionada pela covid-19, passamos a trabalhar de forma totalmente remota, em home office. Diante dessa nova realidade, sem encontros presenciais, as ferramentas de videoconferência se tornaram alternativas viáveis para que pudéssemos colocar em prática o que batizamos de “HypeDrops”.

O objetivo do HypeDrops é reservarmos um tempo na semana para a troca de experiências entre a equipe, para o crescimento de todos. A cada encontro, que em média tem uma duração de 30 minutos, uma pessoa apresenta um assunto da sua rotina de trabalho, algum detalhe de projeto ou de obra, ou mesmo uma viagem, evento ou estudo já feito e que tenha relação com a arquitetura. Após a apresentação, é o momento também de conversar um pouco sobre a rotina de trabalho, sobre questões pessoais… um momento de interação para uma fase em que estamos todos nos sentindo um pouco mais sozinhos.

Desde a primeira edição do encontro, em maio, já realizamos mais de 10 HypeDrops, que aconteceram por meio do Google Meet. Os assuntos foram os mais variados - da experiência de acompanhamento da obra do Praça4 a dicas de boa práticas no Photoshop e Illustrator; mini workshops de BIM e de renderização; diário de viagens ao Salone del Mobile, na Itállia, ou o Orgatec, na Alemanha.

Para nossa equipe, a experiência tem sido interessante. A arquiteta Daieli relatou que “tem sido uma ótima oportunidade de ‘encontrar’ os colegas de trabalho durante esse tempo de trabalho remoto. Ao mesmo tempo que compartilhamos conhecimentos, fortalecemos nosso vínculo como equipe”’. E para a Fernanda, uma das nossas estagiárias de arquitetura, o HypeDrops “está sendo uma experiência incrível, pois podemos aprender com as experiências dos colegas e compartilhar as nossas também”.

Além dos encontros do HypeDrops, temos realizado rápidas reuniões com fornecedores para ampliar o conhecimento da equipe sobre materiais e tecnologias disponíveis no mercado. Implantamos o “HypeBio”, que é focado em soluções mais sustentáveis para utilizarmos nos nossos projetos. Certamente estas iniciativas de desenvolvimento da equipe se perpetuarão na rotina pós-pandemia do escritório.

 

Texto redigido por Lucas Pierozan e Luísa Konzen.