Local: Rua Plácido de Castro 1063 - Caxias do Sul RS
Área: 8.750 m²
Projeto: 2014-2015
Construção: 2015-2017
Cliente: FISA Incorporadora
Status: Construído
Líder do Projeto: Maurício Santos e Luísa Konzen
O terreno do edifício Vint fica em uma região residencial muito valorizada de Caxias do Sul-RS, em uma rua tranquila, sendo a frente do lote voltada para o sul.
Os lados leste, norte e oeste são obstruídos por construções vizinhas com muita altura, resultando em pouca exposição ao sol. Com pouca insolação direta em Caxias - uma cidade fria durante a maior parte do ano - o terreno não parecia apropriado para um edifício residencial de alto padrão. A incorporadora Fisa nos propôs o desafio de criar um edifício comercial que quebrasse o paradigma do uso exclusivamente residencial da região; um edifício que instigasse o desejo de trabalhar no local e que tivesse personalidade. Completando 20 anos de atuação, a incorporadora buscava pontuar esta data com a criação de um marco na arquitetura de Caxias do Sul.
Em paralelo, o plano diretor trazia restrições à área computável máxima permitida para atividades não residenciais. Teríamos, portanto, que criar artifícios para alcançar a volumetria pretendida, considerando a altura dos edifícios vizinhos, e para ampliar e valorizar as áreas privativas da proposta. Iniciamos com a proposição de sacadas, que não são contabilizadas como área computável e não estão sujeitas aos limites estabelecidos pelo plano diretor da cidade. Aproveitando o ambiente externo amigável, vimos nas sacadas frontais uma forma de possibilitar a abertura das esquadrias das salas do piso ao teto, criando uma sensação agradável de integração com o exterior, em contraponto às torres de vidro que buscam o isolamento das típicas avenidas barulhentas de nossas grandes cidades. Nas salas de canto, conseguimos criar grandes sacadas na parte posterior, permitindo tanto a utilização como um espaço de confraternização – com a opção de churrasqueira – quanto a adaptação para uma sala de reuniões. Ainda com a ideia de ganharmos altura no edifício e de criarmos ambientes diferenciados, propusemos diversas salas com pé-direito duplo, o que também deu movimento e singularidade à fachada.
Como um apelo pela qualidade de vida no trabalho, propusemos um pavimento inteiro para uso condominial. Criamos uma grande praça com ambientes de convívio, reuniões e exercícios no 13º andar. Com uma vista privilegiada e com a inusitada presença de uma oliveira de 9 metros de altura, esta área condominial cria uma exceção na fachada, fazendo a transição para os últimos pavimentos, construídos em estrutura metálica. A área condominial e os dois últimos pavimentos, compostos por salas duplex, dão leveza e configuram um coroamento próprio para o edifício. Ao mesmo que se integra e respeita seu entorno, basta um primeiro olhar para perceber que o edifício Vint é um empreendimento diferenciado.
Projeto de Arquitetura: Fernando Balvedi, Jean Grivot, Luísa Konzen, Maurício Santos
Equipe: Paulo Cesar Gonzáles, Luciana Stinieski, Belisa Peres, Taís Buhler, Bianca Antunes, Leandro Cavalheiro, Marina Varante
Projeto Estrutural: Raiz Engenheiros Associados
Projeto Elétrico e Hidrossanitário: CM Engenharia
Projeto HVAC: Medeiros Engenharia
Projeto Luminotécnico: FOS Lighting Studio
Fotografia: Marcelo Donadussi
International Property Awards | Commercial High-rise Architecture Brazil (2018)
Prêmio AsBea | Menção | Edifícios de Serviços e Usos Mistos (2018)
Autodesk University Brasil | Melhor projeto em Revit (2018)