Local: Av. dos Tarumãs 4300 – Sinop MT
Área: 12.600 m²
Projeto: 2019
Construção: 2020
Cliente: Rede Marista
Status: Construído
Líderes do projeto: Maurício Santos e Naiara Forneck
Cientes da relevância do espaço físico nas interações entre as pessoas e de seu alto impacto no aprendizado escolar, nosso desafio neste projeto foi a materialização do espírito da educação Marista, tanto em sua tradição quanto em sua capacidade de transformação e evolução ao longo do tempo.
Buscamos, um edifício com soluções construtivas simples, mas com ambientes ricos e facilmente adaptáveis, que deverão propiciar descobertas, trocas de experiências e instigar a busca pelo conhecimento ao longo das diversas fases da jornada escolar.
O Colégio Marista de Sinop será um grande lugar onde tudo se integra, maximizando-se as oportunidades de encontros, atividades lúdicas e diversas em ambientes que antes serviam apenas para caminhar. Os corredores são substituídos por espaços de proporções mais generosas, capazes de acomodar uma, duas, três ou mais turmas a depender dos arranjos de mobiliários e criatividade dos educadores.
O projeto
A distribuição das atividades ocorre em apenas dois pavimentos que têm seus átrios interligados por mezaninos, vazios, arquibancadas, jardins. Todas as salas abrem-se visualmente para este lugar, além da própria rua, claro. A ideia é que estes espaços se transformem conforme a conveniência; por exemplo, as grandes arquibancadas dos átrios principais podem se transformar em auditórios, espaços para apresentações teatrais, de dança, entre outras.
A capela, central, no coração da escola, pode integrar-se ao auditório que pode ser utilizado como uma grande praça coberta ou mesmo sediar atividades lúdicas “indoor”. A grande “nave” central da escola servirá para isso, para tudo que se puder imaginar e fazer, por isso criamos diversos espaços nela com proporções distintas, podendo absorver uma, duas, três turmas ou até mesmo o colégio inteiro.
Ainda sem data para a conclusão, a obra será realizada com estruturas pré-moldadas e contará com três fases, sem interrupção das atividades escolares, ou com mínima interferência, visto que o crescimento será horizontal.
Concluída, a estrutura comportará mais de 40 espaços educativos, como pátios personalizados por nível de ensino, Ginásio Poliesportivo, Auditório multiuso, Parque das águas, Praça das artes, Espaço de Robótica, Campos esportivos, Laboratórios, Biblioteca, entre outros.
Projeto de Arquitetura: Hype Studio - Fernando Balvedi, Jean Grivot, Maurício Santos, Luísa Konzen, Naiara Forneck, Luís Bonilla, Bruno Carvalho, Pedro Dal Molin
Equipe: Daieli Kunz, Paula Prospero, Belisa Peres, Guilherme Maciel, Cícero Kroeff, Luis Klein, Amanda Diesel, Thomaz Dufau, Fernanda Stolz, Daniela Cotta, Pedro Groch
Projeto de Interiores: Hype Studio
Projeto Estrutural: Simon Engenharia
Projeto Elétrico: SPM Engenharia
Projeto Hidrossanitário: SPM Engenharia
Projeto de Automação e Sistemas Especiais: SPM Engenharia
Projeto de Climatização: SPM Engenharia
Projeto Luminotécnico: Mingrone Iluminação
Projeto de Paisagismo: Creare
Projeto Pavimentação e Terraplenagem: Azambuja
Projeto de Impermeabilização: Compat