1º Lugar | Concurso Público para Reforma e Ampliação da Câmara de Vereadores de Erechim
Muito Felizes em compartilhar que somos 1º Lugar no Concurso Público Nacional de Arquitetura para Reforma e Ampliação da Câmara de Vereadores de Erechim - RS
A Câmara Municipal de Vereadores de Erechim, em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e com o apoio do IAB RS – Núcleo Erechim e do CAU/RS, idealizou o “Concurso Público Nacional de Arquitetura e Urbanismo para Reforma e Ampliação da Câmara de Vereadores de Erechim, RS”.
O concurso teve como objetivo selecionar a melhor proposta de reforma e ampliação da sede da Câmara, respeitando o patrimônio histórico-cultural e as características do movimento moderno da edificação, ao mesmo tempo em que oferece soluções contemporâneas, promovendo um espaço funcional, acessível e atrativo para as atividades legislativas e culturais.
Texto Resumo sobre o projeto
Situados no coração de Erechim, a curta distância da Praça da Bandeira, encontram-se a Câmara de Vereadores e o lote destinado à sua ampliação. O entorno possui características morfológicas heterogêneas, com volumetrias e estilos diversos. Assim, o projeto torna-se um diálogo entre tempos e espaços diferentes.
O programa extenso e as dimensões exíguas do lote, aliados à limitação de volumetria, nos obrigaram a otimizar espaços, reforçando os gestos arquitetônicos que consideramos fundamentais.
Valorizando o patrimônio existente, mantivemos o acesso principal na Comandante Salomoni. Recuperamos a configuração original do pilotis, conforme perspectiva original do autor que indicava a intenção de um térreo envidraçado. Retiramos a alvenaria externa deste pavimento, aumentando a área de vidro e a transparência desta área com vocação pública. Pela força simbólica deste gesto, evitamos colocar espaços fechados tocando esta fachada. O resultado é um grande saguão linear, onde as funções públicas acontecem naturalmente.
Para a Ampliação, buscamos um edifício silencioso, adequado à escala dos vizinhos e pedestres, respeitoso com o edifício existente e os outros edifícios históricos próximos: um prisma simples que estabelece uma relação discreta com a pré-existência e com a paisagem urbana. Sua fachada principal, protegida da insolação, firma clara menção à arquitetura modernista da edificação antiga, utilizando tecnologias atuais.
Alinhamos os níveis dos pavimentos novos com os existentes, facilitando uma fruição natural dos usuários. Eliminando o apêndice, criamos um núcleo de circulação vertical centralizado para o conjunto, resolvendo as demandas de fluxos separados, as distâncias máximas e a acessibilidade universal. Fazemos uso da quase imaterialidade do vidro para tornar este interstício sutil, evidenciando a separação entre novo e antigo.
A integração dos níveis permite que os usuários acessem o conjunto na Comandante Salomoni e percorram de forma natural um espaço amplo e bem iluminado, onde as funções de atendimento ao público e memorial da Câmara acontecem. Adentrando a ampliação, um café serve como local de acolhimento. Ao fim deste percurso, uma escadaria leva o usuário ao andar inferior, em nível com a Avenida Uruguai, onde encontram-se Plenário e Plenarinho.
O local configura-se como uma praça interna que se confunde com o espaço público, aberta e convidativa ao cidadão, que pode ser explorada para atividades cívicas. O Plenarinho é configurado com divisórias móveis, possibilitando sua completa abertura para esta praça. Uma arquibancada complementa este espaço, criando uma área convidativa para população e funcionários. Quem chega à Câmara por aqui pode optar por ir direto ao Plenário – coração das atividades cívicas municipais – ou subir para o restante do edifício.
Como estratégia de núcleos programáticos, os fundos do pavimento Térreo e todo pavimento superior abrigam espaços de expediente diário dos funcionários, reservados do contato com o público. A criação de um pátio interno possibilitou a disposição de salas de trabalho nas fachadas norte, sul e também voltadas para este pátio, propiciando iluminação e ventilação naturais e muito verde para todos.
Nossa proposta respeita o patrimônio arquitetônico existente, valoriza a paisagem urbana, enriquece o cotidiano dos funcionários e cria um novo lugar de encontro para os cidadãos erechinenses.
Acesse a página para conhecer os outros ganhadores | Link
Arquitetura: Fernando Balvedi, Maurício Santos, Luísa Konzen, Luís Bonilla, Bruno Carvalho, Naiara Forneck, Daieli Kunz e Thomaz Dufau
Colaboradores: Matheus Dimer e Alexandre Hollermann
Estagiários: Laurian Dockhorn, Lorenzo Schneider e Vinicius Lenhardt